quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Quinto dia, fortes emoções

O dia começou cedo quando ficamos rodando por Porto Velho com indicações erradas sobre a concessionária da Suzuki. Chegamos apreensivos, pois sabemos do tipo de atendimento que temos em SP (sem prévio agendamento dos serviços), mas chegando lá tivemos um grata surpresa. O Tiago que nos atendeu protamente e levou a oficina onde na mesma hora o mecânico Rafael começou a trocar o óleo com muita simpatia e o Vitor que ficou conosco o tempo todo conversando e mostrando muita simpatia, alem de nos ajudar muito com a segunda emoção do dia: conseguir um pneu traseiro. O Policarpo, editor do site www.rockriders.com.br já hhavia me enviado umas dicas, mas estava tudo em falta. Só para resumir já temos um reservado para retirar amanha. Logo que saímos as 11:00 a nossa companheira chuva já começou e nos seguiu o dia todo. diferente dos dias anteriores hoje foi torrencial, não dava para enxergar nada, nem os enormes buracos que estavam cheios de água, nosso terceira emoção. Passamos por um posto de gasolina a 80 km e optamos por não abastecer pois haviamos rodado pouco e havia placa de uma cidade mais a frente, mas quando chegamos, com o hodômetro marcando 230 km na cidade não havia posto e o próximo esta a mais de 45 km chegando ao limite da autonomia da moto, mais uma emoção. Mas no posto da policia militar que paramos para perguntar sobre as distancias, os policiais Sgto Souza, Fernandes, Davi e Laurindo (não me lembro ao certo) cederam os dois últimos litros de gasolina que tinham para chegarmos no próximo posto.
Obrigado amigos, nunca esqueceremos o gesto.
A partir dai era torcer para não acabar. No final deu tudo certo e conseguimos chegar no posto, mas não sem antes passar por uma balsa com o piso de metal liso, inclusive o acesso de
entrada e saída.
Agora estamos em Rio Branco no Acre, depois de pecorrer pouco mais de 500 km em 8 horas de estrada. Totalizamos 4.052 km em 5 dias.
Descupem qualquer erro e também as poucas informacoes, mas estamos escrevendo por um iPod, isso mesmo, não e um ipad e sim um iPod o que dificulta bastante.
Abraços a todos e parabéns para Paula Bifano.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Chegamos molhados ao final do quarto dia

Achamos que finalmente estávamos de acordo com o clima, mais uma vez um terrível engano. Logo depois da nossa saída páramos na hora certa para vertir a roupa de chuva, na hora exata, pois em menos de 300 metros caiu a maior chuvarada. Durou bastante, mas depois abriu o maior solão para cozinhar a gente, tiramos a roupa de chuva e algumas horas depois vem repentinamente a maior tempestade e que molhou a gente por uns bons 200 km. Fora essa novela a parte da chuva hoje o dia foi bastante complicado. Pois as condições das estradas são bem piores, com trechos de centenas de quilômetros cheios de remendos salientes, muitos buracos e uma grande quantidade de veículos principalmente caminhões nos dois sentidos, que aliados as fortes chuvas, tornaram o dia de hoje bem cansativo e especialmente longo. Mas apesar de todos os fatores acima realizamos mais uma meta e hoje estamos pernoitando em Porto Velho, capital de Rondonia. Percorremos quase 750 km em aproximadamente 9 horas. (só para lembrar aqui tem duas horas a menos que Brasilia). Amanha a noite estaremos com mais um boletim diário. Abraços a todos.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Terceiro dia está completo

Chegamos agora no começo da noite em Vilhena-RO, mas quem observar o horário da postagem vai estranhar que ela ocorre em torno de 21:30, no entanto aqui são apenas 19:30, isso mesmo, já passamos por dois fusos.
Hoje o dia foi mais tranquilo que os dois primeiros e fizemos "apenas" 787 Km em pouco mais de 8 horas, através de um estrada maravilhosa, que tirando alguns poucos trechos possuía asfalto bom e cortava boa parte de mata. Dessa maneira pudemos observar alguns animais que para a nossa sorte não estavam no asfalto, mas sim nas árvores ou em vôo.
Hoje o corpo já está mais acostumado com o ritimo, assim sentimos menos desgaste durante a viagem e acabamos até aproveitando mais. Além disso pela primeira vez entramos em acordo com o clima, colocando capa para tomar chuva e tirando para não morrer de calor quando a chuva passava. Bom, salvo o último trecho onde depois de tirar as roupas de chuva (porque o sol saiu com tudo) depois de uma curva avistamos uma cortina de chuva a menos de 300 metros, e a única saída era encarar (nem acostamento tinha), para nossa sorte não durou nem 5 minutos e não nos molhamos muito (o calor deu conta de secar em menos de 2 minutos)
Vilhena fica logo na entrada do estado e paramos para tirar fotos sob a placa e do pôr-do-sol, quando um policial nos aborda e enche de perguntas, incluindo: como estão os documentos da moto (??).
Agora vamos descansar que amanhã é mais um dia de jornada. Voltamos com mais notícias amanhã a noite.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Ufa ! Finalmente chegamos ao final do segundo dia.

Depois de uma longa jornada de pouco mais de 12 horas viajando chegamos ao nosso segundo destino: Cuiabá.
Nessas 12 horas percorremos um pouco menos de 1000 Km, sendo que o total da viagem está em 2000 Km em 2 dias, mais um pouco e fazemos um Iron Butt Extreme (até porque o "normal" a gente já fez).
Saímos tarde de Goiania, culpa dos nossos amigos da família "de Goias" que trataram a gente tão bem que ficamos com vontade de passar o mês todo lá, mas a viagem teve que seguir e começou só as 9:30 da manhã. Mais uma vez muito obrigado aos amigos.
O corpo ainda apresenta sinais de casaço do primeiro dia, então paramos um pouco mais e também as paradas foram um pouco mais longas, o que nos obrigou a descumprir a regra n° 1, nunca viajar a noite.
Mas tudo nessa vida tem uma vantagem, fomos presenteados com um lindo pôr-do-sol na Chapada dos Guimarães (quem conhece sabe que a gente esticou mais ainda o caminho, mesmo sabendo que iriamos chegar a noite).
Mais uma vez o clima nos enganou direitinho, só choveu para a gente parar e colocar capa, logo depois parava. Bom hoje pelo menos teve um trecho que voltou a chuva e a gente já estava derretendo dentro capa, será que estes 5 minutos valeram a pena por todas as horas de calor e suor ? Não.
Bom, vamos descansar que amanhã o dia não é brincadeira e ainda tem muita estrada pela frente.

Abraços a todos

domingo, 26 de dezembro de 2010

A primeira etapa está completa !!

Chegamos em Goiania as 18:30 depois de um longo trajeto de 1.006 km, que foram realizados ao longo de 11 horas de viagem.
O caminho estava ótimo, tirando a chuva que insistia em aparecer e parar durante uma etapa da viagem, nos obrigando a colocar e tirar a capa de chuva, sempre em desacordo com o clima.
Fomos recepcionados logo próximo a entrada da cidade pelo nosso amigo motociclista e toyoteiro Augusto "de Goias" que gentilmente nos convidou para ficar em sua casa durante a noite que ficamos por aqui, inclusive é através da conexão dele que escrevo para todos.
Aproveito para deixar aqui o muito obrigado a toda a família "de Goias" pela calorosa recepção e pela pela cordialidade, acolhendo impecavelmente estes dois viajantes que vos escrevem.

Abraços a todos

sábado, 25 de dezembro de 2010

Está chegando a hora !!!

Olá amigos,

Escrevemos este último "post" com um certo frio na barriga, pois em algumas horas (entre 7 e 8) estaremos colocando a moto na estrada e começando na nossa mais nova empreitada, que será relatada dia a dia, ou pelo menos quase todos os dias que tivermos uma opotunidade e acima de tudo uma conexão com a internet.
Pedimos a todos que participem conosco através dos comentários que podem ser inseridos no nosso blog (no rodapé de cada postagem) e também através do e-mail fjspalma@gmail.com

Abraços a todos

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Agora a parte da burocracia e outras necessidades

Gostariamos de começar deixando claro que nem todos os países da América do Sul você pode viajar somente com o RG (original e emitido nos últimos 10 anos), pois no caso do Peru e da Bolívia você precisa ter passaporte válido com no mínimo seis meses. Então vamos lá:

- passaporte.
- documento da moto no nome do proprietário (ou autorização de trânsito emitida pelo consulado de cada país)
- seguro carta verde
- vacina (neste caso de febre amarela) que você pode tomar no Hospital das Clínicas em São Paulo e já sai com a carteira de vacina internacional
- carteira de motorista internacional (tirada no Detran de São Paulo ou Ciretran local e tem a mesma validade da sua carteira nacional, que também é necessário levar)

Nas outras necessidades:

- cartões de crédito
- levar sempre dinheiro em caso de algum lugar não aceitar cartão (sempre levar dólares, pois nem sempre o Real é aceito para fazer câmbio)
- leve sempre um mapa, de preferência específico para cada país (mesmo possuindo GPS na moto)

Abraços a todos

A preparação da moto

Esse é um ítem bastante importante, visto que é a nossa "ferramenta" de viagem.
O estilo da V-Strom é bigtrail, também chamada de "dual porpouse", uma moto que tem um desempenho muito bom no asfalto, mas também guarda algumas poucas características para off-road, como aro um pouco maior, pneus mistos e razoavelmente alta.
Creio que seja o tipo ideal de moto para esse tipo de viagem, pois consegue encarar quase qualquer tipo de caminho (menos os muito fora de estrada), além de oferecer um grande grau de conforto, tanto para o piloto, quanto para o garupa, além do que com um tanque de combustível relativamente grande oferece uma autonomia mais segura, que é fundamental para este tipo de viagem.

Vamos colocar algumas informações sobre ela:

FICHA TÉCNICASuzuki DL-1000 V-Strom
MOTOR DOHC, quatro tempos, V-Twin a 90º, 8 válvulas e refrigeração líquida
CILINDRADA  996 cm³
POTÊNCIA MÁXIMA  98 cv a 7.600 rpm
TORQUE MÁXIMO  10,3 kgf.m a 6.400 rpm
DIÂMETRO X CURSO  98,0 X 66,0 mm
SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica
TAXA DE COMPRESSÃO  11,3:1
SISTEMA DE PARTIDA  Elétrica
CÂMBIO  6 velocidades
TRANSMISSÃO FINAL Corrente
CAPACIDADE DO TANQUE  22 litros
SUSPENSÃO DIANTEIRA  Telescópica invertida de amortecimento hidráulico, pré-carga da mola ajustável
SUSPENSÃO TRASEIRA  Balança de amortecimento hidráulico tipo link, com ajustador remoto manual da pré-carga
FREIO DIANTEIRO  Duplo disco ventilado flutuante, mordido por pinça deslizante de 2 pistões de acionamento hidráulico
FREIO TRASEIRO  Disco ventilado, mordido por pinça deslizante de pistão simples de acionamento hidráulico
PNEU DIANTEIRO  110/80 R19M/C 59H, sem câmara
PNEU TRASEIRO  150/70 R17M/C 69H, sem câmara
DIMENSÕES (C X L X A)  2.295 mm x 910 mm x 1.395 mm
DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS  1.535 mm
ALTURA MÍNIMA DO SOLO  165 mm
ALTURA DO ASSENTO  840 mm
PESO SECO    208 kg

Não foi necessário muito trabalho, visto que a moto apresenta pouco mais de 26.000 km, o que é pouco para uma moto desse porte, mas para toda viagem é sempre obrigatória a revisão de alguns ítens, que nesse caso foram:

- troca do óleo e filtro de óleo
- troca do filtro de ar
- troca das velas de ignição
- troca do óleo de bengala
- troca da relação completa (coroa/corrente/pinhão)
- revisão nas pastilhas de freio (novas)
- revisão nas lâmpadas (novas)
- revisão nos pneus (novos)
- revisão na suspensão traseira
- reaperto geral

Também apesar da moto ser bastante confortável foram instalados alguns ítens para elevar o grau de conforto, como:

- top case (baú superior) com encosto acolchoado
- baús laterais
- pára-brisa alongado
- "riser" de guidão
- TRE (mais relacionado ao desempenho que ao conforto)
- GPS (específico para moto, a prova de vibração, UV e de água)

Temos também alguns ítens de segurança moto:
- protetor de motor (evita maiores danos em caso de queda)
- kit para reparo de pneu
- lâmpadas sobressalentes

Agora com a moto revisada e com muitos ítens que elevam o grau de conforto estamos quase prontos, faltando uma atenção agora com a parte mais burocrática da história.

Abraços a todos

A primeira viagem "blogada"

Bom, esse é o nosso primeiro projeto que será publicado em blog, esperamos que aproveitem !

A viagem começará muito em breve, para ser mais preciso em menos de 3 dias ! É muita correria, mas sempre sobra aquele tempo para a gente escrever um pouco aqui.
Para começar a mesma será feita de moto, mais precisamente na nossa DL 1000 - V-strom. É um projeto de aproximadamente 20 dias onde passaremos pelos principais pontos turísticos do Peru e da Bolívia.
Como falaremos bastante da viagem durante a mesma, até o início dela falaremos sobre os preparativos.

Abraços a todos

O começo de tudo...

Sejam bem-vindos amigos !

Esta é a nossa primeira postagem aqui e vamos utilizar esta para explicar aos nossos amigos que de hoje em diante estaremos postando aqui as nossas viagens, para que possam curtir conosco as nossas experiências e nos manter próximos quando ainda estamos longe.

Mais uma vez, sejam bem-vindos, puxem uma cadeira e sintam-se em casa !

Abraços