quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

A preparação da moto

Esse é um ítem bastante importante, visto que é a nossa "ferramenta" de viagem.
O estilo da V-Strom é bigtrail, também chamada de "dual porpouse", uma moto que tem um desempenho muito bom no asfalto, mas também guarda algumas poucas características para off-road, como aro um pouco maior, pneus mistos e razoavelmente alta.
Creio que seja o tipo ideal de moto para esse tipo de viagem, pois consegue encarar quase qualquer tipo de caminho (menos os muito fora de estrada), além de oferecer um grande grau de conforto, tanto para o piloto, quanto para o garupa, além do que com um tanque de combustível relativamente grande oferece uma autonomia mais segura, que é fundamental para este tipo de viagem.

Vamos colocar algumas informações sobre ela:

FICHA TÉCNICASuzuki DL-1000 V-Strom
MOTOR DOHC, quatro tempos, V-Twin a 90º, 8 válvulas e refrigeração líquida
CILINDRADA  996 cm³
POTÊNCIA MÁXIMA  98 cv a 7.600 rpm
TORQUE MÁXIMO  10,3 kgf.m a 6.400 rpm
DIÂMETRO X CURSO  98,0 X 66,0 mm
SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica
TAXA DE COMPRESSÃO  11,3:1
SISTEMA DE PARTIDA  Elétrica
CÂMBIO  6 velocidades
TRANSMISSÃO FINAL Corrente
CAPACIDADE DO TANQUE  22 litros
SUSPENSÃO DIANTEIRA  Telescópica invertida de amortecimento hidráulico, pré-carga da mola ajustável
SUSPENSÃO TRASEIRA  Balança de amortecimento hidráulico tipo link, com ajustador remoto manual da pré-carga
FREIO DIANTEIRO  Duplo disco ventilado flutuante, mordido por pinça deslizante de 2 pistões de acionamento hidráulico
FREIO TRASEIRO  Disco ventilado, mordido por pinça deslizante de pistão simples de acionamento hidráulico
PNEU DIANTEIRO  110/80 R19M/C 59H, sem câmara
PNEU TRASEIRO  150/70 R17M/C 69H, sem câmara
DIMENSÕES (C X L X A)  2.295 mm x 910 mm x 1.395 mm
DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS  1.535 mm
ALTURA MÍNIMA DO SOLO  165 mm
ALTURA DO ASSENTO  840 mm
PESO SECO    208 kg

Não foi necessário muito trabalho, visto que a moto apresenta pouco mais de 26.000 km, o que é pouco para uma moto desse porte, mas para toda viagem é sempre obrigatória a revisão de alguns ítens, que nesse caso foram:

- troca do óleo e filtro de óleo
- troca do filtro de ar
- troca das velas de ignição
- troca do óleo de bengala
- troca da relação completa (coroa/corrente/pinhão)
- revisão nas pastilhas de freio (novas)
- revisão nas lâmpadas (novas)
- revisão nos pneus (novos)
- revisão na suspensão traseira
- reaperto geral

Também apesar da moto ser bastante confortável foram instalados alguns ítens para elevar o grau de conforto, como:

- top case (baú superior) com encosto acolchoado
- baús laterais
- pára-brisa alongado
- "riser" de guidão
- TRE (mais relacionado ao desempenho que ao conforto)
- GPS (específico para moto, a prova de vibração, UV e de água)

Temos também alguns ítens de segurança moto:
- protetor de motor (evita maiores danos em caso de queda)
- kit para reparo de pneu
- lâmpadas sobressalentes

Agora com a moto revisada e com muitos ítens que elevam o grau de conforto estamos quase prontos, faltando uma atenção agora com a parte mais burocrática da história.

Abraços a todos

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