domingo, 9 de janeiro de 2011

Décimo quarto dia, a grande decisão

O décimo quarto dia começou com a maior decisão da viagem, qual caminho seguir, mas antes vamos falar um pouco do preparativos para que todos possam entender.
Quando o roteiro original foi elaborado a idéia era voltar pelo Chile e pela Argentina, só apenas quando o nosso amigo, conselheiro, guru e que nos deu todo o suporte nos preparativos da viagem o Ricardo "Atacama" (http://www.motoatacama.com.br/) voltou de sua viagem pelo salar de Uyuni na Bolívia, mudamos o roteiro entusiasmados com seus relatos e fotos do passeio.
Depois de ouvir alguns relatos de pessoas em Cusco sobre as condições do nosso caminho, depois de castigado por vários dias de chuva, ficamos um pouco ressabiados e optamos por rever a possibilidade de retornar pelo Atacama.
Todos os amigos também nos indicaram voltar pelo Atacama, inclusive pela presença do Dakar por aqui. Mas a vontade de ir para o salar de Uyuni era muito grande e ficamos por vários dias pensando e cogitando todas as possibilidades, coletando informações do tipo que no Passo Jama, nossa entrada na Argentina, havia falta de combustíveis, mas na Bolívia tiveram dias de fronteira fechada devido a revoltas posteriores com o problema do aumento dos combustíveis, mas a decisão deveria ser tomada.
No final optamos por seguir para Tacna, pois o dia a mais em Cusco nos custaria muito caro na hora de conhecer o salar ou Puno, além disso depois de observar o calendário do Dakar descobrimos que faríamos o pernoite em uma cidade exatamente que seria um dia de descanso deles, ficamos com o Atacama.
Seguimos pela fronteira Peruana e entramos no Chile, já na cidade de Arica e no primeiro contato com o Dakar.
Chegando lá a visão é emocionante, os caminhões roubam a cena é algo indescritível, chama tanto a atenção que um motorista fascinado com os carros do Rally esquece de frear e bate atrás na moto parada no farol. Para a sorte de todos nada aconteceu e seguimos para o centro onde encontramos os nosso recém feitos amigos do grupo de estrangeiros. Paramos a moto sobre a praça, junto com inúmeras KTM's e outras Big Trail's de todo o mundo, as pessoas estavam fascinadas, queria tirar fotos, pediam para subir e ficavam estáticas admirando as belas motos, éramos como celebridades.
Conhecemos por lá um russo, que está em viagem pelas américas com um amigo lituano, os dois são demais e ficamos conversando muito com eles.
Comemos por lá e seguimos para a concentração onde infelizmente o acesso era fechado, mas conseguimos curtir muito, nós não sabíamos, mas esse clima de Dakar e algo contagiante, vimos que foi a melhor decisão.
Achamos um hotel a um preço muito bom e ficamos por lá a noite.
Abraços a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário