segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Vigésimo primeiro dia, o indesperado aconteceu

Saímos cedo de São Miguel das Missões com destino a São Paulo, como é sábado ainda há uma parada em algum lugar antes de seguimos para a nossa amada Capital. Para sair de São Miguel no sentido das BR´s temos que seguir pela BR 285 e a partir daí subir pela 116 ou seguir para o litoral pela 101, ambas no sentido norte em direção a Curitiba.
Seguimos pela 285 com muitos carros, a maioria de argentinos em direção ao nosso litoral, portanto cuidado redobrado. Optamos por seguir pela 285 até a 116 e depois em Lages pegar a 282 até Florianópolis, onde iríamos encontar o Edson, que estava também de moto em Cusco.
O GPS havia roteado um caminho diferente, mas nas paradas para abastecimento perguntávamos para os motoristas da região e todos indicavam que a nossa escolha era a melhor.
Seguimos pela 285 e entramos na 116 na região de Vacaria, seguimos pela 116 em direção a Lages.
Mas chegando em Lages, em um trecho onde havia uma sequência de carretas "bitrem" optamos por iniciar a ultrapassagem da primeira, o trecho bem reto, com um inclinação de subida. Abrimos e ultrapassamos todas as carrocerias, no entanto quando estávamos ao lado da cabine o motorista da carreta "resolveu" ultrapassar duas carretas iguais as dele e jogou a carreta contra a moto. Foi um instante onde foi possível jogar a moto para longe, cravar o dedo na buzina, diminuir um marcha e e acelerar com tudo para fugir daquela situação. Mas como se tivesse pedido o motorista jogou ainda mais a cabine, batendo o para-choque dianteiro contra o baú lateral da moto, tirando a mesma bruscamente da trajetória e nos derrubando.
No local não havia acostamento, mas apenas um declive bem íngreme de grama. A Carol caiu em uma parte alta próxima da pista e o Fernando juntamente com a Strom desceram a barranca por uns 15 metros abaixo.
A bota da Carol esgarçou e o pé dela sofreu uma lasceração bem profunda próximo ao dedão do pé esquerdo, vários ralados e dores em consequência do impacto, já o Fernando teve uma lasceração no joelho esquerdo, um ralado no ombro esquerdo e também várias dores pelo corpo todo.
A Polícia Rodoviária chegou ao local em poucos minutos e acionou o resgate que chegou depois de mais uns 25 minutos e começou a nossa remoção para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres em Lages.
Chegando lá começaram os primeiros traramentos e exames antes de começar a retirar os equipamentos de imobilização, foram alguns raio-x e e tomografia além de exames feitos pelos próprios médicos. A Carol tirou os esquipamentos de imobilização e um médico começou a suturar o pé dela. O Fernando ficou em observação pois havia uma suspeita que mais tarde foi confirmada, uma hemorragia interna causada pela ruptura do baço, sendo necessária uma cirurgia imediata.
A Carol fez contato com os pais e avisou o ocorrido, claro que eles ficaram muito preocupados e assim que possível foram diretamente para Lages para nos encontrar, chagando em Lages já as 7:15 da manhã do dia seguinte, sendo que o Francisco, pai do Fernando cuidou da moto e dos documentos, a Wandi, mãe da Carol ficou ficou com ela e a Herminia, mãe do Fernando ficou com ele. O Manoel, pai da Carol ajudou de São Paulo com alguns contatos e com os documentos da liberação da moto.
Depois da sutura a Carol já teve alta, mas aguardou na enfermaria até o dia seguinte, o Fernando ficou em cirurgia no começo da madrugada e de manhã estava em um quarto para repouso.
Após a chegada dos pais de manhã a Carol junto com a mãe dela articularam um retorno mais do que rapidamente para São Paulo, pois era necessário um tratamento mais cuidadoso do pé que seria poderia ser feito com alguns médicos já conhecidos, infelizmente para o Fernando o retorno foi vetado e a recuperação deveria ser em Lages mesmo, inclusive viagens de avião foram vetadas.

2 comentários:

  1. Fernando e Carol,
    Tenho certeza que o Supremo Motociclista do Universo está olhando com carinho para vocês e que em breve estaremos na estrada de novo. Estarei ansiosamente esperando isso para poder recebe-los aqui em Floripa, como era o plano original.
    Um forte abraço
    Edson Mesadri

    ResponderExcluir
  2. Daí Fernando tudo bom, li agora o problema que voces tiveram, espero que esteja tudo bem.Entra em contato comigo quero te mandar umas fotos que tirei de voces meu email: jfcostars@gmail.com
    Abraço, Juliano e Clandio.

    ResponderExcluir