domingo, 9 de janeiro de 2011

Décimo quinto dia, vamos descer o Chile, mas para onde

Logo cedo a primeira informação do dia era de que não havia postos de Arica até Iquique, a cidade que pretendíamos pernoitar, um trajeto de 310 km sem nada de gasolina. Como a Strom tem bebido demais, creio que em uma velocidade de cruzeiro mais baixa e sem muitas ultrapassagens nós chegaríamos lá, mas a idéia não é correr riscos, então paramos em um posto de rede Copec, que possui os famosos "bidons", sendo que o menor era de 10 litros, para lá de suficiente para rodar tranquilo.
Tudo devidamente amarrado na já lotada Strom e seguimos viagem, logo início o nosso amigo Russo nos encontra na estrada e seguimos próximos, com a diferença que estamos mais devagar para economizar. Durante o próprio trajeto pensamos, já que o Rally vai para Antofagasta, que dista mais quase 500 km de Iquique podemos seguir um pouco mais e foi o que fizemos.
Passamos pela entrada de Iquique na Panamericana e seguimo reto, logo depois havia um posto de gasolina, mas com muita fila, de carros do Dakar, pura emoção e também nosso amigo russo. Abastecemos sem usar nada da nossa reserva e seguimos.
Rodamos mais de 240 km e a moto estava econômica, mas derrepente um dos elasticos solta e o nosso tão bem preso "bidon" se vai com nossa reserva. Rapidamente paramos a moto e corremos para ver, ele havia rachado e a gasolina estava vazando, mais do que rapidamente colocamos o que sobrou no tanque da moto e parte na pintura, jogamos uma água para não manchar e seguimos, agora para ver até onde dava, pois o tanque não estava completo.
Olhando a quilometragem vimos que não seria possível chegar a Antofagasta, olhando pelo GPS a informação de que passaríamos por uma cidade com posto de gasolina, sendo que seria um desvio de 12 km para ir e mais 12 para voltar.
Dito e feito o posto estava lá, abastecemos e seguimos viagem. Depois de mais de 100 km paramos em mais um posto só para completar e seguir viagem sob um vento lateral quase surreal, que formava como se fosse pequenos furacões de areia.
Chegamos em Antofagasta sob um maravilhoso pôr-do-sol e seguimos para a concentração do Dakar, curtimos mais um pouco o visual, mais algumas fotos e fomos procurar por um hotel, de onde estamos escrevendo agora.
Abraços a todos

3 comentários:

  1. Carol e Fernando
    Já estava ficando preocupado pois havia alguns dias sem suas postagens no Blog...
    Enfim, a decisão acertada - Atacama !!!
    De brinde o Rally Dakar - essa foi boa !!
    Estamos juntos !
    Abs
    Ricardo Atacama

    ResponderExcluir
  2. Opa Casal Palma! Acabo de me atualizar lendo os relatos dos 13o. ao 15o. dias... que bom saber que estão curtindo até essa linda viagem... Q demais dividirem conosco um pouco da alegria de vocês! Valeu... abração.

    ResponderExcluir
  3. Filho, eu também estava preocupado com a falta de contato, pois infelizmente, quando você ligou, o celular ficou no carro. Quanta coisa!! Acho que para contar vai levar mais de 20 dias, os mesmos da viagem... Bjs você e Carol

    ResponderExcluir